A cultura popular

De acordo com o significado, cultura popular é uma expressão que caracteriza um conjunto de elementos culturais específicos da sociedade de uma nação ou região. Também classificada como cultura tradicional ou cultura de massas, a cultura popular é um conjunto de manifestações criadas por um grupo de pessoas que têm uma participação ativa nelas e surgiu graças à interação contínua entre pessoas de regiões diferentes e à necessidade do ser humano de se enquadrar ao seu ambiente envolvente.

Dentro disso, a cultura popular brasileira tem como característica as diferentes categorias culturais, sendo elas causadas pelo regionalismo. O folclore, a literatura de cordel e a capoeira são exemplos de elementos fundamentais da cultura popular brasileira, assim como a gastronomia, como é o caso da comida baiana.

Ainda que, por vezes, a cultura popular brasileira não receba seu devido valor, há manifestações com a finalidade de enaltecer a cultura e expressar a tamanha importância que ela possui dentro da construção da identidade da população brasileira. Exemplo disso é o MucuriArte, um grande festival da região de Bertópolis, em Minas Gerais, que incentiva a troca de experiências, o crescimento e a preservação da identidade brasileira. O projeto, que já está em sua quarta edição, nasceu com o objetivo de resgatar a cultura popular, assim como valorizar o estado de Minas Gerais, suas belezas e histórias.

Reprodução

Nessa edição, o MucuriArte irá tratar, dentre várias atividades, assuntos de relevância relacionados à cultura popular. Uma das organizadoras ainda disse que é importante valorizar festivais como esses, movimentos e povoados, pois são essenciais para o desenvolvimento individual. O festival, que é gratuito, acontece do dia 17 ao 21 de julho, em Bertópolis, no Vale do Mucuri.

 

Matéria por: Camila Gerônimo de Sá – Estudante de Jornalismo – Universidade Federal de Sergipe

2 thoughts on “A cultura popular

  1. Patricia Alencar says:

    Adorei seu conteúdo Parabéns, bem completo e dinâmico. Era exatamente o que eu estava buscando na internet e todas as minhas dúvidas foram tiradas aqui. Muito sucesso e gratidão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *