A relação entre a Cultura e História brasileira

Em todos os lugares, a cultura é responsável por guardar tradições e costumes de um determinado povo, mas ela não se restringe a isso. Ela também registra os acontecimentos históricos que circundam uma determinada tradição, conservando o porquê de aquele movimento existir, não há como desassociar história de cultura, pois elas andam lado a lado, marcando os anos.
Pegando o exemplo da capoeira, além de ser uma dança, uma luta e um jogo, ao estudar a história dela, voltamos ao período escravocrata brasileiro, pois o termo “capoeira” alude às áreas de mata rasa do interior do Brasil e os fugitivos da escravidão utilizavam frequentemente esse tipo de vegetação para fugirem do encalço dos capitães-do-mato. Alguns anos depois, a capoeira ganhou aspectos de dança e de teatralidade, com o intuito de mascarar os golpes que ali eram ensinados. A cultura capoeirista é tão forte que, em 2014, a Unesco declarou a “roda de capoeira” como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
A questão é que todo movimento cultural, seja ele o folclore, as comidas, as danças, remontam tempos antigos, preservando a história oral que ora já fora o principal meio de transmissão. Preservar os costumes é preservar a história e seus acontecimentos, pois não há como imaginar um futuro sem se basear no que já aconteceu, pois passado, presente e futuro estão inteiramente conectados.
A cultura popular é uma das formas mais antigas de contar história, pois vem em termos leigos e com a perspectiva de quem vivia ali, vem nas cantigas, nas histórias de ninar ou até mesmo naquele folclore antigo. O saci Pererê, o bumba-meu-boi, a Iara, o boto cor-de-rosa, todos eles fazem alegorias a fatos que aconteceram em algum momento da história, em uma época em que tudo que era desconhecido era tratado como sobrenatural, mas, mesmo mascarados por trás de histórias fantasiosas e cheias de furacões em garrafas e mulas sem cabeças, existe uma história que não deve ser esquecida.

 

Por Fernanda Dias – Estudante de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – UFS

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *