Como pedir de Isenção da Taxa – ENEM 2018

Fizemos esse pequeno guia para que você solicite de maneira correta a isenção da taxa para o ENEM 2018.

Lembrando que o prazo para o pedido de isenção é de 02/04/2018 até 11/04/2018. Não deixe para última hora!

Primeiramente é importante você saber que para pedir a isenção da taxa você precisa preencher alguns requisitos:

1. Estar cursando a última série do ensino médio, em 2018, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.

2. Atingir nota mínima para Certificação de Conclusão do Ensino Médio nas áreas do conhecimento em que se inscreveu no Encceja 2017.

3. Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e ter renda familiar, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio.

4. Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, comprovada por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS),  único e válido; e ter renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Tudo ok com os requisitos? Vamos continuar!

Você precisará acessar a página do participante do ENEM, no site do INEP. Clique aqui

Aparecerá em sua tela a imagem abaixo.

Clique no botão: Isenção Enem 2018

Agora você precisará inserir seu número de CPF e DATA DE NASCIMENTO.

O seu CPF tem um total de 11 números e você digitará sem a necessidade de pontos e traços. Já para a data de nascimento serão dois dígitos para o dia, mais dois dígitos para o mês e quatro dígitos para o ano.
Logo abaixo terá também um desafio que você precisará responder.
“Clique abaixo, na figura (NOME DA FIGURA)” Eles mudam a figura para cada acesso. Então você precisará clicar na imagem que ele escreveu e depois no botão: ENVIAR.

Leia a aceite os termos. Marque a opção “Li e concordo”. Em seguida o botão continuar. Conforme mostra a imagem acima.

A próxima tela (imagem abaixo) mostrará seu nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Verifique se a escrita está correta e se os nomes e datas estão de acordo com as suas informações corretas.

Caso as informações não estejam de acordo, você não conseguirá realizar a alteração pelo site e sim pela Central de Atendimento do Inep, por meio do telefone: 0800-616161, a ligação é gratuita!

Caso os campos com o seu nome, data de nascimento e nome da mãe estejam corretos, você precisará inserir manualmente o seu endereço. (conforme imagem abaixo)

Ao colocar o número do CEP, o sistema automaticamente encontrará o logradouro e você precisará apenas preencher o complemento. Em seguida clique no botão CONTINUAR.

A tela seguinte trará os dados da conclusão do ensino médio. A primeira pergunta se refere à sua atual situação com relação ao Ensino Médio, você deverá marcar uma opção e que essa seja a que corresponde à sua realidade.
Após você precisará marcar que tipo de escola você frequenta ou frequentou. Novamente marque o que corresponde à sua realidade.

Na próxima tela, o sistema do Inep solicita o número do NIS.
O que é o NIS?

NIS significa Número de Identificação Social. É um número de cadastro atribuído pela Caixa Econômica Federal às pessoas que serão beneficiadas por algum projeto social e ainda não possuem cadastro no PIS (Programa de Integração Social). O NIS possui dígitos.

Caso você não possua, marque os dois quadrinhos: Não tenho NIS e Confirmo minhas informações. E aperte o botão CONTINUAR.

Caso queira inserir o número, digite os 11 dígitos sem pontos, marque o quadrinho Confirmo minhas informações. E aperte o botão CONTINUAR.

Questionário Socioeconômico (QSE) – responda todas as perguntas de acordo com a sua realidade. Para cada pergunta, apenas uma opção.

Em seguida você deverá informar seus dados contato. Fiquem atentos, pois os dados informados precisam ser preenchidos com atenção para que não haja erro. Caso você necessite da recuperação da senha é feito somente por e-mail ou SMS.

Em seguida clique no botão CONTINUAR.

Você está quase lá! Veja suas credenciais no site e sempre clique no botão continuar.

Em seguida confirme as informações e envie.

Boa sorte!

Confira o cronograma sobre as taxas de isenção:

Resultado da solicitação de isenção – 23/4/2018

Recursos relacionados à isenção – Das 10h de 23/4/2018 às 23h59 de 29/4/2018

Resultado da análise do recurso – até dia 5/5/2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *