ENEM 2020: Coisas que você precisa saber antes de fazer a prova

Esse ano a prova do ENEM vai ser totalmente atípica, desde estar sendo aplicada em janeiro, até o uso obrigatório de máscara durante as provas, de modo a evitar a contaminação e disseminação do vírus que causa a Covid-19. Reunimos aqui uma listinha de itens e medidas que devem ser tomadas nesses domingos que ocorrerão a prova do ENEM (17 e 24 de janeiro – ENEM impresso; 31/01 e 07/02 – ENEM digital)

  • Leve máscaras reservas: se você for usar máscaras de pano é aconselhável levar mais de uma máscara, tendo em vista que elas devem ser trocadas a cada 2 ou 3 horas de uso, também opte por máscaras confortáveis e que realmente protejam o seu rosto, faça testes antes da prova.
  • Use roupas leves: o uso de ar-condicionado será vetado em muitas salas, para evitar uma disseminação maior do vírus, eles irão optar por locais mais arejados, porém considerando o histórico dessas salas de aplicação é melhor ir com roupas leves do que ficar com calor durante a prova.
  • SE ESTIVER DOENTE OU COM SINTOMAS NÃO VÁ: essa medida aqui é muito importantes, caso você esteja doente, com sintomas ou em recuperação, não seja irresponsável e vá arriscar a vida dos outros, fique em casa, já foi informado que quem estiver com COVID-19 ou com outras doenças infecciosas, poderá solicitar uma reaplicação da prova, por meio da página do participante.
  • Não tire a máscara: a não ser que você vá beber água ou se alimentar evite ao máximo tirar a máscara, principalmente porque você está expondo você e as pessoas ao seu redor à contaminação e não é assim que a gente diminui a concorrência, então sejam cuidadosos, só retire para coisas necessárias e saia com a consciência limpa.
  • Caneta preta: vamos lembrar do básico porque ele também é importante, não esqueçam a ferramenta essencial para fazer a prova, lembrando que o corpo dela deve ser transparente e a tinta dela preta.
  • Levem seus lanchinhos e sua água: sei que falei que não deveria tirar a máscara, mas é bom levar uma comida para matar a fome, afinal são cinco horas e meia de prova, opte por alimentos leves, comidas que não te façam passar mal e não sujem muito sua mão, entregar uma redação com marcas de doritos não é muito higiênico.

 

Então é isso, sigam as regrinhas, descansem nessa última semana, confia que vai dar tudo, a não ser que tenha estudado só nessa última semana, então eu só desejo sorte e quem sabe você não vem fazer parte do curso Isolin nesse ano? É isso, até a próxima.

 

Fernanda Dias – Estudante de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – UFS

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *